top of page
Buscar

MÁQUINA DO TEMPO

  • Foto do escritor: Alexandra Mettrau
    Alexandra Mettrau
  • 18 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de mar. de 2022


Eu vivo numa casa cheia de memórias. Olho pela janela e me vejo andando de bicicleta. No canto do meu ateliê, sento no colo da minha bisavó. No quintal, como a laranja que a Esperança descascou para mim. Na minha mesa de trabalho, disputo as pontas das bisnagas com meus primos.


Cada parte da casa, apesar de totalmente diferente depois da reforma, tanto que algumas nem existem mais, tem uma história para contar.


As casas vizinhas, cujas fachadas nem mudaram tanto, mas que já tiveram muitos moradores, contam das brincadeiras de pique, amarelinha, bola, corrida, bicicleta, com os amiguinhos que não sei por onde andam.


Encontros de um tempo que não existe mais, mas que vivem dentro de mim. Se isso vive ainda, mesmo que em memória, então esse tempo existe, está acontecendo aqui, agora, enquanto eu escrevo.


A casa tem duas fachadas: a que eu lembro e a que vejo agora. Minha cozinha é também o quarto de solteiro de meu pai. Meu consultório, a sala de televisão de minha bisavó.


Perdida nesses pensamentos, olho para a frente e vejo minha bisa sentada em sua cadeira do papai. Me levanto e me sento em seu colo. Pequena, sinto o calor de seu corpo, encaixo perfeitamente em sua barriga fofinha, brinco com seus cabelos violeta e sua verruga no canto da boca. Sinto sua mão acariciando minha cabeça e ouço sua voz me contando histórias.


Quase não sinto o tempo passar, quando, de repente, meu marido sobe as escadas e eu me percebo novamente no sofá da minha sala. Olho ao redor e me pergunto como cheguei aqui. Foi uma trajetória de mais de 40 anos passados em um átimo de segundo.


Dentro de mim tem uma máquina do tempo, com todos os tempos que já vivi. Nela posso me transportar a cada momento, a cada dia, a cada emoção, a cada encontro, bons ou ruins.


Essa máquina me ajuda a ser uma pessoa melhor, se eu quiser, pois posso avaliar o que fiz, posso resgatar e desenvolver o que foi bom, meu, ou que recebi de bom das pessoas, como o amor de minha Bisa. Posso também transformar minhas características, que percebi que não foram boas, para que nas próximas vezes eu realize ações melhores para mim e para os outros.


É uma dádiva que tenhamos essa máquina interna do tempo. Assim, pude estar com a Vó Dina agorinha há pouco e posso reencontrá-la sempre que eu quiser, porque, dentro de mim, sempre ela esteve comigo e sempre estará.


E você, como usa a sua máquina do tempo? Me conta aqui nos comentários!


IMAGENS

Menina e Bicicleta - Milton Dacosta

A Persistência da Memória - Salvador Dali



 
 
 

6 commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Laura Barbeiro
Laura Barbeiro
28 févr. 2022

Que memória bonita essa sua relação com a casa e as pessoas de sua família! Eu li um livro, recentemente que se chama " A casa na rua Mango", de Sandra Cisneros. Você conhece? É muito legal reconhecer o tempo dentro de uma casa e a capacidade dela nos fazer reviver momentos. Se não leu ainda, você vai curtir muito (eu acho!)

J'aime
Alexandra Mettrau
Alexandra Mettrau
28 févr. 2022
En réponse à

Não conheço! Vou procurar! Tenho certeza de que uma indicação sua é tiro certeiro! Obrigada 😘

J'aime

Fernanda Faraco d Eça Neves
Fernanda Faraco d Eça Neves
25 févr. 2022

Viajo dentro de mim até aqueles momentos que me nutrem de amor, me preenchem de alegrias na casa da minha avó amada, que gosto tanto de ver sentada com seus bordados, entre fios coloridos, feltros e agulhas. Quanto amor, quanto respeito pelo fazer a partir de si mesma. Minha máquina do tempo me desafia, me leva pra cima da árvore, de onde pequena caí. Observo, entendo, admiro. Força! Certezas! Gratidão!

J'aime
Alexandra Mettrau
Alexandra Mettrau
28 févr. 2022
En réponse à

Muito gostoso conhecer minha gêmea agora! Antes tarde do que nunca! 😍

J'aime

andreaprabello
18 févr. 2022

Minha máquina do tempo me leva frequentemente às lembranças do meu pai.Inteligente,divertido e lindo.

J'aime
Alexandra Mettrau
Alexandra Mettrau
19 févr. 2022
En réponse à

😍Déa, que delícia de viagem!

J'aime

Não perca os novos textos!

Obrigada por se inscrever!

Siga-me no Instagram

  • Facebook
  • Instagram

POST ARCHIVE

  • Instagram
  • Facebook

Deixa que eu te aviso sobre meus novos textos! ; )

Obrigada por se cadastrar! :)

© 2021 por Marcelo Guedes Consultoria em Marketing Digital

bottom of page