top of page
Buscar

TAPETE ENCANTADO

  • Foto do escritor: Alexandra Mettrau
    Alexandra Mettrau
  • 25 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de mar. de 2022

- Xandra, quero te mostrar uma coisa, vem comigo. Me chamou minha prima, um pouco mais velha que eu, um dia na fazenda.


Prima mais velha é sempre referência para quem, como eu, é primogênita. Ainda mais porque a família dela é como se fosse minha segunda família, pois, com eles eu ficava sempre que minha mãe precisava de ajuda. A avó dela, que era irmã da minha, foi a avó materna que eu conheci. A casa dela, foi uma das lembranças mais antigas, morávamos no mesmo prédio e eu e as primas vivíamos juntas. A fazenda do avô dela era meu refúgio de férias, sempre com eles, durante toda infância e adolescência. A irmã dela, era praticamente minha irmã gêmea, pois nasceu 3 dias antes de mim, estávamos sempre juntas e todos nos confundiam, a não ser pela cor dos cabelos: os meus eram castanhos e os dela, loiros.


Essa prima-irmã referência, um dia, durante minha adolescência, quando estávamos passando férias na fazenda, me chamou. - Vem, quero te mostrar uma coisa.


Fui. Se ela queria me mostrar algo, devia ser muito legal.


Descemos até o curral e fomos subindo no morro em frente, por trás da casa de D. Maria. Quando chegamos no meio dele, que não era muito alto, mas de onde dava para ver a estrada e os morros do outro lado da via, nos sentamos. - Olha! Ela me disse. - Você já viu coisa mais linda?


Olhei para a frente e foi um deslumbramento! Um gigantesco tapete verde amarelado se movia na campina mais adiante. Ou um mar ondeante. Ou um milharal ao vento. Fiquei extasiada por alguns minutos e nunca mais esqueci.


Algumas vezes depois tentei ter essa visão novamente. Nunca o vento esteve de novo tão especial. Jamais consegui escolher o momento certo de maturação do campo de cultivo. Mas a lembrança daquele dia permanece, indelével, preenchida da profunda gratidão por essa prima me ter aberto os olhos. Tenho a vaga sensação de que ela me levou lá porque eu estava triste, mas, se foi isso, a tristeza não pôde resistir e foi embora diante do tapete encantado.


IMAGEM:

Vincent van Gogh - Wheatfield with Crows



 
 
 

4 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Pedro Andrade
Pedro Andrade
Feb 26, 2022

Parabéns, Xanda!

Like
Alexandra Mettrau
Alexandra Mettrau
Feb 26, 2022
Replying to

Obrigada Pedro! 😚😘

Like

Fernanda Faraco d Eça Neves
Fernanda Faraco d Eça Neves
Feb 25, 2022

Que especial! Essas vivências da natureza na infância e adolescência são muito fortes né!? Não nos abandonam.. são cores, cheiros, sensações corporais únicas, que resgatamos de dentro de nós e que fora não se repetem! O bom, o belo e o verdadeiro da vida, dignos de todo ser humano, que as novas gerações possam ter também ...

Like
Alexandra Mettrau
Alexandra Mettrau
Feb 25, 2022
Replying to

Muuuito especiais! Tive uma infância afortunada por ter tido essa família junto comigo! E as paisagens e momentos que compartilhamos!

Like

Não perca os novos textos!

Obrigada por se inscrever!

Siga-me no Instagram

  • Facebook
  • Instagram

POST ARCHIVE

  • Instagram
  • Facebook

Deixa que eu te aviso sobre meus novos textos! ; )

Obrigada por se cadastrar! :)

© 2021 por Marcelo Guedes Consultoria em Marketing Digital

bottom of page